Última alteração: 2014-07-11
Resumo
O presente trabalho é proveniente da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa III, do Curso de Letras, da Universidade Regional de Blumenau-FURB. A disciplina tem como objetivos gerais: a) oportunizar o confronto com os problemas concretos das questões do processo pedagógico, por intermédio do conhecer, interpretar e agir consciente; b) desenvolver capacidade científica do estagiário, privilegiando a formação de um professor pesquisador. O campo de atuação escolhido foi a Escola de Educação Básica Professor João Widmann, localizada na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Inicialmente, as acadêmicas assistiram a doze aulas, nos meses de março e abril de 2014. Em seguida, foram escolhidas duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio para aplicação de quatro aulas em cada turma, nos meses de abril e maio de 2014. O tema escolhido foi a estruturação das narrativas e seus principais elementos constituintes, desenvolvidos por meio do trabalho com uma sequência didática, baseada nos preceitos de Dolz e Schneuwly (2004). Na primeira aula aplicada, foi proposta a produção inicial de uma narrativa com elementos pré-determinados, em grupos, para um diagnóstico das facilidades e dificuldades dos alunos na produção do gênero. Nas aulas dois e três, desenvolveram-se atividades para ampliação dos conhecimentos prévios dos alunos no que tange: aos tipos e funções dos personagens, ao cenário (tempo e espaço), aos tipos de narrador e enredo, com a finalidade de sanar algumas dificuldades recorrentes encontradas na primeira narrativa construída pelos estudantes. Na aula quatro, os alunos fizeram uma produção final, individualmente, para então verificar os avanços em relação à primeira produção. Foram constatados os seguintes progressos: descrição psicológica e física dos personagens mais detalhada; estabelecimento entre causa e consequência dos acontecimentos do enredo; definição de tempo e espaço explicitamente. A experiência foi bastante enriquecedora para as acadêmicas que passaram por diversas situações peculiares do ambiente escolar e puderam aprender a lidar com elas. Não só as professoras em formação adquiriram conhecimento com esta disciplina, mas também os alunos que demonstraram um crescimento significativo no desenvolvimento do gênero trabalhados quando se compara a produção inicial à produção final.