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ECOFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:UMA ANÁLISE DO PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Rafaela Hausmann de Paula, Kamila Vieira, Daniela Tomio

Última alteração: 2014-07-14

Resumo


Dentre as modalidades e projetos de formação inicial de professores dos diferentes cursos de licenciatura da FURB, situa-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo uma iniciativa do Governo Federal - CAPES. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Neste contexto insere-se o subprojeto Interdisciplinar Educação Ambiental. Este tem como foco um trabalho interdisciplinar de docência nas escolas parceiras, envolvendo um grupo de estudantes de diferentes licenciaturas, que estuda, investiga e planeja processos educativos na perspectiva da Ecoformação. Esta abordagem é uma interação entre a educação para o ambiente, o desenvolvimento econômico e o progresso social, não se trata somente de educação ambiental. O objetivo não é a conservação da natureza, mas sim a melhoria das condições de vida para todos. Com a Ecoformação é possível estabelecer o caráter da sustentabilidade através das relações entre os elementos humanos. Deste trabalho desenvolvido originou-se uma pesquisa, em fase de desenvolvimento, cujo objetivo é analisar a formação dos licenciandos participantes do subprojeto PIBID Interdisciplinar Educação Ambiental, com base nos Focos de Aprendizagem Docente (FAD). Para coleta de dados empregou-se um questionário elaborado com base nos FAD propostos por Arruda et al. (2012). Este será aplicado ao final de um projeto criativo ecoformador com o tema Composteira, desenvolvido na EBM Visconde de Taunay que faz parte da Rede de Escolas Criativas (RIEC). Os resultados da pesquisa buscam contribuir para qualificação do projeto, bem como para outros estudos e práticas escolares que possuem o PIBID ou a Ecoformação como objeto de trabalho.


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