Última alteração: 2014-07-11
Resumo
Este trabalho contém pesquisa de campo das observações e intervenções no Atendimento Educacional Especializado - AEE na área da surdez no Centro Municipal de Educação Alternativa – CEMEA de Blumenau, desenvolvida durante o estágio em Educação Especial III. O estudo envolvendo investigação, pesquisa e elaboração de recursos acerca da aprendizagem e do ensino de três alunos com surdez, promoveu o atendimento às necessidades educativas encontradas nesse serviço de AEE, envolvendo os momentos didáticos pedagógicos que são o AEE de LIBRAS, o AEE em LIBRAS e AEE de língua portuguesa. A LIBRAS é uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico é de natureza visual-espacial, com estrutura própria, que transmite ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas. A Língua Portuguesa, torna-se assim, a segunda língua do surdo, que é adquirida da primeira língua, nesse caso a língua brasileira de sinais – LIBRAS. Desta forma, propusemos adaptações curriculares que pudessem atender essas necessidades, nas diferentes categorias organizativas de apoio, de objetivos e conteúdos, de procedimento pedagógico e de avaliação, tanto no âmbito de ação dos professores em formação, como dos alunos em estudo. Para tanto, executamos o Plano de Educação Individual determinando práticas pedagógicas como a construção de uma maquete de um jardim, cujo tema estava sendo trabalhado pela professora do AEE, e o uso de sinais para representar suas estruturas e configurações, bem como as suas respectivas escritas em língua portuguesa. As ações desempenhadas pelos alunos indicaram a necessidade de uma abordagem multissensorial na aprendizagem e uso da língua portuguesa pelos surdos, uma vez que aspectos cinestésicos, visuais, gestuais, táteis e auditivos oferecem a eles a possibilidade de desenvolvimento e aquisição de uma segunda língua, esta na modalidade oral.