Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
REFORÇO PARALELO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BÁSICA, ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS, MATERIAIS DIDÁTICOS E JOGOS MATEMÁTICOS.
Anelise Hodecker

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


O presente resumo, apresenta o projeto que foi realizado com alunos dos primeiros anos do ensino médio da Escola Técnica do Vale do Itajaí – ETEVI. O projeto tem como principal objetivo, auxiliar o aluno na aprendizagem da matemática básica, através de exercícios, materiais didáticos e jogos matemáticos. Este trabalho é realizado focando diferentes conteúdos matemáticos, um deles é a resolução de problemas e desafios matemáticos, que além de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, propiciam aos alunos a criação de técnicas para a resolução de problemas e desafios, não só na matemática, mas no dia a dia do aluno. Outro ponto importante é resolução de operações e problemas que envolvam números decimais e fracionário. Todas as atividades aplicadas estão ligadas diretamente a dois pontos específicos, sendo o primeiro, a compreenção dos métodos operacionais utilizados nas quatro operações fundamentais da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão, e o segundo a utilização de materiais didáticos e jogos matemáticos, que vem sendo cada vez mais utilizados como meio de estimular o aluno a aprender a matemática. O projeto foi dividido em duas partes. A primeira parte foi o estudo da resolução de problemas e desafios matemáticos, neste momento os alunos trabalharam com uma apostila, onde resolviam os problemas e tiravam suas dúvidas. Após trabalhar com a apostila, os alunos foram submetidos a alguns jogos envolvendo lógica matemática e problematização. Na segunda parte, os alunos trabalharam com uma apostila contendo atividades relacionadas as operações com números decimais e fracionários, e em seguida, realizaram atividades envolvendo origamis e dobraduras com uma folha A4, onde o aluno pode visualizar o conteúdo de frações e decimais que foi estudado. Este projeto foi programado para ser desenvolvido em duas tardes, nos dias 15 e 29 de maio de 2014. Como o segundo encontro ainda não aconteceu, não podemos apresentar nenhuma consideração final.

 


Texto completo: PDF