Última alteração: 2014-07-11
Resumo
Este relato tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas e resultados obtidos pelas acadêmicas com a aplicação de uma sequência didática sobre o poeta português Fernando Pessoa durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa III, do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau. No total foram aplicadas quatro aulas na 3ª série do ensino médio de uma escola estadual do município de Blumenau, Santa Catarina. A escolha do tema para o estágio foi mediada pela professora-supervisora de estágio que estava ministrando aulas sobre o Modernismo em Portugal, no qual o poeta está inserido, e é o nome mais importante do movimento literário selecionado. A finalidade da sequência foi de proporcionar aos alunos um momento de leitura e compreensão dos poemas de Fernando Pessoa de uma forma prazerosa, sem deixar em segundo plano o panorama histórico-social em que o Modernismo estava inserido. Na apresentação do tema, as acadêmicas levaram à sala de aula as características do movimento e conceitos ligados às obras de Pessoa como, por exemplo, a heteronímia e ortonímia, em seguida, os alunos conheceram os heterônimos do poeta. Os dois encontros seguintes foram utilizados para a leitura e interpretação dos poemas de Fernando Pessoa e dos três principais heterônimos do poeta: Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos e perceber as características dos autores presentes nas obras. Para o trabalho final, foi lançada aos estudantes a seguinte questão: E se essas pessoas vivessem hoje, como seriam? Para responder ao questionamento, em grupos, os alunos criaram perfis fictícios em uma rede social, levando em consideração os conteúdos estudados nos encontros anteriores. Ao final do período de estágio, as acadêmicas concluíram que os alunos compreenderam as características dos heterônimos de Fernando Pessoa.