Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/FURB SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA NA EEB ERVINO VENTURI 2014
Daniela da Silva, Diorgines Proenço, Elisiana Cecília Wehmuth

Última alteração: 2014-07-09

Resumo


Na sociedade contemporânea o profissional da educação precisa pensar além do ser um mero “transmissor” de conhecimentos. É de suma importância que o professor conheça a realidade da comunidade escolar na qual está inserido, compreendendo os inúmeros desafios que encontrará a cada dia. A educação brasileira situa-se num panorama de dificuldades, como a falta de incentivo, de materiais e espaços adequados nas escolas, que desmotivam os atuais e futuros professores. O grupo de bolsistas do Subprojeto Educação Física do PIBID/FURB enfrenta estas dificuldades, procurando solucioná-las, sendo a sua inserção/integração na escola fundamental para o grupo conhecer a comunidade escolar: alunos, professores, direção, funcionários e pais. O objetivo deste trabalho é mostrar como o grupo se inseriu na EEB Ervino Venturi, localizada em Gaspar/SC. Um dos pontos cruciais de uma escola é a sua direção e coordenação pedagógica. Com o intuito de estreitar o relacionamento, foi primeiramente realizada uma reunião com a gestora e coordenadora pedagógica da unidade para apresentar o PIBID/FURB, os bolsistas e os objetivos de atuação na escola. Através desse primeiro contato, foi solicitada a autorização para interação com os alunos e professores, e participação na reunião do conselho escolar e da APP. A apresentação do PIBID/FURB para as cinco turmas do turno vespertino foi realizada através de uma roda de conversa sobre o projeto juntamente com uma atividade aeróbica. Outra forma de integração na escola foi a escolha da sala dos professores como local das reuniões do grupo. O objetivo principal para isso é oportunizar uma integração dos bolsistas com a direção e com os próprios professores, para realizar uma troca de experiências com todos. Esse contato com os professores está sendo primordial para as parcerias e intervenções vivenciadas. Conhecer toda a comunidade escolar (direção, professores, funcionários, alunos, pais) é de suma importância para a prática pedagógica. Isso permite aos bolsistas ID compreender a realidade social, política, histórica da comunidade. Possibilita entender os por quês do processo de ensino-aprendizagem, e assim, melhorar a qualidade da docência. As estratégias realizadas pelo grupo PIBID/FURB na EEB Ervino Venturi proporcionaram a esta comunidade escolar o entendimento do projeto e, consequente, aprovação e apoio. Refletindo a formação de um licenciando, questiona-se qual a leitura que esse futuro professor tem em relação à escola, face às teorias vivenciadas na universidade.

 

 


Texto completo: PDF