Última alteração: 2014-07-24
Resumo
Vivemos em num mundo em constante transformação. A frase poderia ser um clichê sociológico, mas diante da velocidade que as mudanças são retratadas é permita utilizá-la sem receito de banalizá-la. As transformações afetam as mais diferentes dimensões humanas e no campo pedagógico não é diferente. Pensar o pedagógico é repensar as atividades, os métodos e as propostas. Num mundo de mudanças este repensar deve levar em consideração as mudanças que fazem parte do cotidiano. A reflexão que esta pesquisa propõe busca entender como as Redes Sociais Virtuais podem indicar possibilidades para a realização de atividades para o ensinar e aprender. Com o pressuposto que os escolares são nativos das conexão e que conectar implica a construção de Redes Sociais no Ciberespaço, mostra-se a relevância de verificar possibilidades de uso destas ferramentas na educação escolar. As discussões teóricas da pesquisa sobre Redes Sociais Virtuais embasam-se em Raquel Recuero e Pierre Levy e o conceito filosófico de rizoma, Gilles Deleuze e Félix Guatari. A pesquisa realizada utilizou um questionário, com seis questões objetivas e seis questões descritivas e aplicada numa escola privada de Ensino Médio de Blumenau, escolhida de maneira aleatória. O questionário foi aplicado a quarenta alunos do ensino médio, que frequentaram a terceira série. Na presente discussão analisa-se apenas uma questão aberta, na qual os partícipes responderam “como as Redes Sociais Virtuais” podem contribuir para as atividades pedagógicas. Nas resposta são apontadas diversas possibilidades de uso, tais como, a criação de um espaço para o debate e para a troca de experiências. A partir destas possibilidades são enumeradas algumas reflexões a fim de direcionar possíveis ações no uso de TICs e das redes sociais, com as novas mídias, dentro do espaço dito escolar.