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MÚSICA NOS ANOS INICIAIS: AÇÕES DO SUBPROJETO DE MÚSICA NA EEB CARLOS TECHENTIN
Maria Oliva Poffo, Melita Bona

Última alteração: 2014-07-09

Resumo


O subprojeto de Música do Pibid, da Universidade Regional de Blumenau - FURB, que conta com 19 (dezenove) bolsistas de iniciação à docência, 02 (dois) supervisores e um coordenador, apresenta como campo de atuação duas instituições: a Escola de Educação Básica Carlos Techentin e o Instituto Federal Catarinense - IFC, ambas na cidade de Blumenau/SC. O presente trabalho refere-se especificamente às ações em desenvolvimento na EEB Carlos Techentin neste primeiro semestre, com a participação de 13 (treze) bolsistas, além do professor supervisor. As atividades contemplam sete turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, turno matutino e vespertino, atingindo um total aproximado de 170 alunos. Nessa escola a música não consta no currículo de forma independente, isto é, ainda faz parte da disciplina Artes. Fazer com que ela seja compreendida por toda comunidade escolar como área de conhecimento, com conteúdos e princípios específicos é uma das principais metas do projeto. A partir disso, o referido Subprojeto optou por trabalhar com anos iniciais visando à preparação sobre ‘o que e como’ ensinar, com abordagens inovadoras que priorizem a articulação teórico-prática e com a perspectiva de estruturar um projeto para o ensino da música na escola embasado nos estudos sobre a temática e nas práticas vivenciadas pelos bolsistas. A partir de um período inicial destinado também à estruturação dos bolsistas nos grupos de atuação e ao planejamento geral das atividades, as primeiras atuações em sala tiveram início no mês de maio com a observação das turmas contempladas para levantamento e diagnóstico do conhecimento musical dos alunos. Até o momento as regências têm tido como foco a construção de conceitos referentes aos elementos que constituem o som e a música: duração/tempo, altura, timbre, intensidade, ritmo e melodia, entre outros, no sentido de fazer com que os alunos reflitam sobre esses aspectos.  Como aporte teórico cabe mencionar Schafer (1991; 2001), Granja (2010) e Stravinsky (1996). As atividades em sala de aula, assistidas e avaliadas pelo supervisor, têm como principal objetivo a qualificação da docência na área de música e são realizadas em duplas, valorizando ações de parceria e contribuindo para o trabalho em equipe. Destaca-se que os alunos têm participado das atividades com interesse e motivação num crescente gradativo dos níveis de atenção e escuta. Considera-se o PIBID uma oportunidade e um modo excelente de (re) introduzir-se a música na escola.

 


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