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PERCEPÇÃO SOBRE AVES DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A ECOFORMAÇÃO
Ana Carolina Guztzazky, Vera Lucia Sousa e Silva

Última alteração: 2014-07-10

Resumo


Esta pesquisa foi realizada em maio de 2014 com estudantes da Escola de Educação Básica Municipal Leoberto Leal, em Blumenau, Santa Catarina. O objetivo da pesquisa foi investigar os conhecimentos que os estudantes possuem sobre aves, utilizando referenciais teóricos da alfabetização científica e da ecoformação para a discussão e interpretação dos dados coletados. Compreender o que os estudantes pensam sobre as aves pode ser considerado como um passo inicial para a aprendizagem, pois a partir de seus conhecimentos prévios eles percebem a valorização daquilo que eles sabem. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa de campo. A coleta de dados foi feita a partir de um questionário composto por questões abertas, complementada pela técnica de comando, realizada com 15 estudantes, com idades de 9 a 13 anos, de turmas entre o 4º e o 8° ano do ensino fundamental e que fazem parte do clube de ciências da escola. A análise de dados foi feita utilizando a análise de conteúdo das respostas coletadas. Os resultados desta pesquisa em andamento apontam que os estudantes entrevistados possuem um conhecimento básico e geral sobre as aves que podem ser utilizados como conhecimentos prévios nas aulas de ciências. Estes relataram as principais características corpóreas que diferem a classe Aves dos outros animais, inclusive alguns de seus hábitos, como voar, vocalizar e fazer ninhos. Tal resposta corrobora com aspectos da alfabetização científica em virtude da importância dos conceitos cotidianos como potencial para se transformarem em conteúdos científicos. Várias das crianças associaram as aves com palavras de apreciação e cuidado e outras percebem os danos que o ser humano pode causar às aves e à natureza. Tais respostas refletem aspectos da ecoformação, pois nesta concepção teórica percebemos o processo de aprender como uma visão integradora entre o homem, a sociedade e a natureza. Dentre as espécies conhecidas pelos estudantes predominam as domésticas, exóticas e generalistas fazendo com que se torne visível a necessidade de serem abordados na escola conteúdos mais abrangentes sobre as aves, como espécies nativas e florestais, além da sua importância ecológica e conservação. Por conseguinte, manifestamos a necessidade de reflexão sobre a ciência como um conhecimento de produção coletiva, sintonizada as pessoas no seu contexto histórico social. Uma vez que considerados os conhecimentos prévios dos educandos, o aprendizado tende a se tornar mais rico. No quesito aves, o nosso estudo mostra-se bastante representativo, o que pode ser válido também para outros conteúdos do ensino fundamental.

 


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