Última alteração: 2014-07-11
Resumo
Atualmente a natação competitiva no Brasil está em evidência, notavelmente pelo surgimento de novos ídolos da modalidade e pela grande quantidade de academias e clubes esportivos que participam de eventos relacionados a natação. O número de crianças participantes destas aulas oferecidas nas academias e clubes também é representativo. Eu como resultado dessas práticas e agora pesquisador busco, por meio desta pesquisa, analisar se a natação infantil, em sua fase de iniciação (adaptação ao meio líquido), está relacionada com o processo de desenvolvimento social de crianças com idade entre 6 a 8 anos, frequentadoras de aulas de natação na cidade de Blumenau-SC. Trata-se de uma pesquisa de finalidade básica, de natureza quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos utilizou-se de pesquisa bibliográfica que tem como referencial teórico Bourdieu, para o desenvolvimento social, Tubino que está diretamente ligado ao esporte social e Freire, para as questões relacionadas à aprendizagem. Prende-se ainda realizar pesquisa de campo com a utilização de um roteiro de observação elaborado de acordo com os entendimentos de Tubino sobre dimensões sociais do esporte. Com este trabalho pretendo chegar a um entendimento para além do aspecto motor envolvido em aulas de natação para crianças que estão na fase de iniciação (adaptação ao meio líquido), procuro encontrar os fatores sociais envolvidos nas aulas, através da interação das crianças com os professores e das crianças com as crianças. Busco ainda qualificar as atividades propostas pelos professores para que melhor desenvolvam os aspectos sociais das crianças. E por fim demonstrar que a natação tem uma contribuição para o desenvolvimento social da criança, valorizando a natação na infância que, com as atividades aplicadas corretamente, direcionadas para o desenvolvimento social, podem aumentar ainda mais esta contribuição.