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DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL
Bruna dos Santos Bolda, Vania Tanira Biavatti

Última alteração: 2014-07-09

Resumo


Ao tomar a educação como uma política pública a pesquisa propõe, na perspectiva de construção da governamentalidade de Estado, inquirir as políticas nacionais de formação docente para o ensino superior implantadas a partir da reforma educacional de 1996. O objetivo é de, ao investigar as diferentes configurações para a formação docente adotadas pelos programas stricto sensu das Universidades do sistema ACAFE, proceder-se ao levantamento dos diferentes modelos de formação docente adotados, bem como do(s) enfoque(s) teórico(s) e a partir destes extratos, arroladas aproximações e similitudes entre modelos adotados pelos diferentes Programas e em relação à política nacional, analisar a formação docente para o ensino superior nos aspectos contemporaneamente considerados de competência pedagógica. Para tanto, a despeito de ausentar-se à tradicional tipologia e qualificação metodológica, a fundamentação teórica adotada nessa pesquisa permite, mesmo assim, localizá-la genealógica a despeito de ser aqui menos um método e mais uma pretensão. A perspectiva genealógica assenta-se nas contribuições de Michel Foucault que encaminhou seus estudos em três momentos que se imbricam e complementam, e que por isso mesmo ampliam a sua penetração. São eles: a arqueológica, a genealógica e a biopolítica. É nesse espaço – que não significa unicamente lugar, mas também produções de teorias, políticas e modelos de formação docente – de tramitação entre os três momentos de estudo de Foucault que pesquisa propõe transitar. A genealogia abordada como método de interpretação é o que anima este estudo. Feitas tais ponderações é necessário registrar que os extratos de pesquisa a serem trabalhados referem-se aos documentos oficiais emanados pelos órgãos públicos centrais (MEC-CAPES), pelos planejamentos e programas de formação docente dos Programas stricto sensu em questão e por eventuais entrevistas, se necessárias forem. É necessário também entrecruzar políticas públicas de formação docente e modelos de materialização destas políticas, decorre analisar visibilidades e discursos numa inspiração diversa à visão simbólica e análise casual. O mote é apontar como se produz a docência no interior dos saberes específicos que são tomados pelos programas stricto sensu das universidades do sistema ACAFE. Acerca desse assunto, pode-se concluir que tal levantamento tem sua importância na medida em que também elucida aspectos contemporaneamente considerados de competência pedagógica, o que se entende que contribui para a qualidade da atuação docente no ensino superior como um todo.


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