Última alteração: 2014-07-10
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto. No ano de 2014 inicia-se o subprojeto de letras alemão na Universidade Regional de Blumenau (FURB) contemplando um número de 10 graduandos. Os alunos dividem-se em duplas ou trios e realizam as atividades em duas escolas do município de Blumenau, Escola Básica Municipal Anitta Garibaldi e Escola Básica Municipal Dom Pedro I situadas na rua Dr: Pedro Zimmermann no bairro Itoupava Central. O objetivo geral do subprojeto de letras alemão é contribuir com o desenvolvimento do idioma alemão através da confecção de um E-book e uma animação através do programa Movie Maker. Para tanto os alunos farão adaptações de poemas de Fritz Müller. Tal atividade além de aprimorar conhecimento de língua dos alunos também apresenta como pano de fundo a inserção da linguagem tecnológica, a valorização do contexto histórico do município através do estudo da biografia e textos poéticos de Fritz Müller e a compreensão de diferentes gêneros textuais. Na escola básica municipal Anitta Garilbaldi trabalha-se com turmas de 4º anos e na escola básica municipal Dom Pedro I com turmas de 7º e 8º anos. Os alunos de ambas escolas demonstraram desde o início receptividade as atividades do subprojeto. No que se diz a respeito ao conhecimento de língua da turma nos vemos diante de um desafio heterogêneo. Uma parte da turma tem ainda o alemão como língua do lar e a outra parte compreende alunos que tem o alemão como L2. Pretende-se com essas atividades motivar os alunos com a relação com a história do município, aos diferentes gêneros textuais e a linguagem mediática. Tudo isso dentro de uma perspectiva de letramento.