Última alteração: 2014-07-14
Resumo
Este trabalho propõe dialogar com estudantes que cursam Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Regional de Blumenau- FURB, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), considerando que estes acadêmicos já concluíram uma primeira graduação em áreas distintas. A pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições desta formação na área especifica, ou seja,saberes das artes visuais, assim como no campo da formação de professores, os saberes docentes. .Este cenário se torna interessante por se tratar de mais uma escolha profissional em sua formação inicial o que nos leva a refletir quais as motivações que os levaram a escolher esta área de atuação profissional. Através de entrevistas e questionários com os estudantes e coordenação do colegiado do curso de Artes Visuais, bem como análise de registros da turma, e documentos oficiais do PARFOR a pesquisa será de abordagem qualitativa. A análise dos dados se fundamentará inicialmente em autores que discutem formação de professores como: Nóvoa, Tardif, e no campo da formação de artes, autores como: Barbosa, Hernandez. Da mesma forma relacionar as expectativas desta formação aos objetivos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) proposto pelo Ministério da Educação, e a partir de pesquisadores e estudiosos dessa temática. Pretendemos com a base teórica, analisar aspectos relacionados ao perfil de formação inicial destes estudantes e as contribuições da formação em licenciatura em Artes Visuais. Neste sentido torna-se relevante investigar as contribuições desta segunda formação assim como os saberes essenciais da docência. Portanto, esta pesquisa visa saber, quais as principais contribuições e diferenças desta segunda formação de docente em Artes Visuais para estes estudantes. Estes aspectos podem adentrar e detalhar caminhos significativos desta formação, assim como avaliar criticamente as políticas de incentivo a formação de professores.