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O CURRÍCULO DO GRÊMIO ESTUDANTIL E A PRODUÇÃO DE ROSTIDADES
Amarildo Inácio Dos Santos, Gicele Maria Cervi

Última alteração: 2018-10-02

Resumo


Este resumo apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado intitulada “Sob as peles, corpos, uma cartografia das rostidades na escola”. A rostidade é uma semiótica que sobrecodifica os corpos vestindo-os de significados estruturantes que os introduzem em relações dicotômicas visando estancar os fluxos de devires que vertem sem cessar e fazem passar a diferença (DELEUZE; GUATTARI, 2012). A rostidade é produção da máquina abstrata que opera simultaneamente decalcando rostos elementares – que se reportam às linhas molares – e detectando desvianças para inseri-las em rostos em correlação biunívoca (DELEUZE; GUATTARI, 2012). As linhas molares, macropolíticas, referem-se às significações estruturantes que capturam e paralisam os movimentos da diferença à medida que a sobrecodificam conformando-a aos sentidos produzidos e avalizados. A diferença deleuzeana não tem referente, não é a diferença entre coisas, mas o diferenciar-se em si da coisa (DELEUZE, 1988). As linhas moleculares, por sua vez, são maleáveis e passam no espaço entre as molaridades, são micropolíticas. As linhas molares e moleculares constituem o real social (ROLNIK, 2016) e atravessam os currículos. É importante ressaltar que não há hierarquia entre elas, apenas uma assimetria entre, de um lado, um estado mais fechado (molar), e, de outro, um estado mais livre, com maiores possibilidades (molecular) (CORAZZA; SILVA; ZORDAN, 2004). São as linhas molares, presentes nos currículos mapeados, que permitem pensá-los como máquinas abstratas de rostidades. Tomando o currículo como objeto de pesquisa, formulei a seguinte problemática: currículos e rostidades, o que está acontecendo ali? Para responder à pergunta formulada, delineei como objetivo geral: cartografar currículos em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Esse objetivo se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: (i) mapear territórios existenciais na escola. (ii) habitar territórios existenciais mapeados na escola. (iii) problematizar o currículo do grêmio estudantil como máquina abstrata de rostidades. Esta pesquisa compõe uma cartografia que visa acompanhar processos e não representar objetos (KASTRUP, 2009). Apesar de Deleuze e Guattari (2011) não pensarem a cartografia como um método, na perspectiva das pesquisas pós-críticas em educação ela pode ser pensada como metodologia por oferecer modos específicos de interrogar e estratégias para descrever e analisar (PARAÍSO, 2014). A ferramenta de produção dos dados foi o diário de campo, pois a escrita em um diário de campo é uma prática preciosa para o cartógrafo, haja vista que essas anotações colaboram na produção dos dados (BARROS; KASTRUP, 2009). O diário de campo foi elaborado com registros escritos, fotos, áudios e mapas que produzi durante a imersão cartográfica na escola e no grêmio estudantil. O aporte teórico mobilizado nesta cartografia compõe-se, principalmente, por obras dos seguintes autores: Deleuze e Guattari; Foucault; Rolnik; Varela e Alvarez-Uria; Paraíso; Corazza; Gallo; Cervi; Popkewitz. O território pesquisado foi uma escola da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina situada em Gaspar-SC. As linhas molares mapeadas na escola mostraram nove territórios existenciais sobre os quais pousei minha atenção (KASTRUP, 2009) em um primeiro momento: um grupo de poesia, um grupo de rap e hip hop, um grêmio estudantil, duas bandas musicais, um grupo de dança, um time de voleibol, um de futsal e um de handball. Considerando território como sinônimo de subjetivação fechada sobre si mesma (GUATTARI; ROLNIK, 1996), passei a pensar que para cada um desses territórios funcionava um currículo específico; de modo que era preciso habitá-los para mapear as linhas molares e cartografar as linhas moleculares (ROLNIK, 2016) constitutivas de seus currículos. Sem tempo para habitar os nove territórios mapeados, delimitei a pesquisa e selecionei o grêmio estudantil para habitar por quatro meses por ser ele o território mais consolidado na escola investigada. De tal modo, os participantes desta pesquisa são os integrantes do referido grupo. Os dados produzidos e analisados até o momento indicam que o grêmio estudantil é atravessado por linhas molares que estriam o território canalizando e conformando os devires minoritários aos modelos hegemônicos que se reportam ao currículo escolar. Contudo, o território habitado é atravessado, também, por linhas moleculares que não cessam de desestabilizar os segmentos instituídos (DELEUZE; GUATTARI, 2012). Essas linhas, mapeadas e acompanhadas, constitutivas do currículo do grêmio estudantil cartografado, serão tomadas como focos de análises. As análises serão feitas à luz do campo conceitual mobilizado nesta pesquisa visando relacionar a produção de rostidades à atuação do currículo em funcionamento no âmbito do grêmio estudantil. Isso permitirá atender aos objetivos delineados na pesquisa, bem como, responder à problemática formulada, qual seja: currículos e rostidades: o que está acontecendo ali?

Palavras-chave: Currículo. Escola. Grêmio estudantil. Rostidades.