Submissões gerais
| ARTOGRAFANDO CORPOS NEGROS EM FORMAÇÃO NO BALLET CLÁSSICO NA ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL | |
| Jesse da Cruz |
| AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DA ESCRITA DE UM COLETIVO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E SUAS RELAÇÕES COM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
| Katiúscia Raika Brandt Bihringer |
| Políticas Institucionais de Internacionalização da Educação Superior | |
| Pablo Pereira, Marcia Regina Selpa Heinzle |
| O CURRÍCULO DO GRÊMIO ESTUDANTIL E A PRODUÇÃO DE ROSTIDADES | |
| Amarildo Inácio Dos Santos, Gicele Maria Cervi |
| CHEGAMOS! E AGORA? OS ATRAVESSAMENTOS DO CURRÍCULO PARA AS CRIANÇAS DE 4 ANOS NA ESCOLA. | |
| Luciana Heloisa Alves Biss Silva, Gicele Maria Cervi |
| SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DOS ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES | |
| Dhuan Luiz Xavier, Jane Mery Richter Voigt |
| FORMAÇÃO DOCENTE E O FAZER PEDAGÓGICO DOS EGRESSOS DO CURSO DE MÚSICA DA UNIVALI, BOLSISTAS DO PIBID DURANTE OS ANOS DE 2010 A 2017 | |
| Eliane de Oliveira Bittencourt |
| OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA | |
| Daniel de Souza França |
| “NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS?”: SENTIDOS CONSTRUÍDOS POR PROFESSORES FORMADORES SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM UM LIFE | |
| Karina Gonçalves, Adriana Fischer |
| O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL - CONTEXTO DE MERCANTILIZAÇÃO OU DEMOCRATIZAÇÃO? | |
| Suzana Pilonetto da Costa |
| ATENDIMENTO A ESTUDANTES COTISTAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL NA REGIÃO SUL - O QUE PREVEEM OS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS | |
| Jussete Rosane Trapp Wittkowski, Stela Maria Meneghel |
| IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS CURSOS DE DIREITO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE JOINVILLE - SC | |
| WILSON JOSE MIRA JUNIOR |
| PERFIL SOCIECONÔMICO E DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BLUMENAU/SC - 2011 A 2016. | |
| SIMONE JANICE PROBST, STELA MARIA MENEGHEL, SIMONE JANICE PROBST, Simone Janice Probst, Simone Janice Probst |
| FUGAS NA ESCOLA HI-TECH: A MEDIAÇÃO CULTURAL E A ESTESIA EM INTERVENÇÕES ENTRE SUJEITOS, ARTE E TECNOLOGIAS, FRENTE A BNCC | |
| Juliano Trevisani |
| PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES: ATIVIDADES DE ESCRITA E FORMAS DE ENCAMINHAMENTO | |
| Rosana Mara Koerner, Maria Isabel Tromm, Jéssica Fernanda da Silva Gomes, Cláudia Valéria Lopes Gabardo |
| A PASSAGEM DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS | |
| sheila machado dos santos moretti, rita de cassia marchi |
| ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO ESTÉTICA: O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA | |
| Vania Konell |
| PERCURSOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL E FORMAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA NUM CONTEXTO DE UNSCHOOLING | |
| Helen Rose Leite Rodrigues de Souza |
| ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA CURRICULAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO | |
| Leiri Aparecida Ratti, Jane Mery Richter Voigt |
| A CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DIFUNDIDA PELA FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL | |
| Vanessa Giovanella Fagundes |
| Compreendendo o processo de Ambientalização na Educação Superior | |
| Paulo Roberto Serpa |
| BALANÇO DAS PRODUÇÕES: CIDADE E INFÂNCIA: OS ESPAÇOS PÚBLICOS URBANOS DESTINADOS A CRIANÇA | |
| Vanesa Cristine Köhler, Rosânia Campos |
| INVENTAR INFÂNCIAS: UM RIZOMA EDUCAÇÃO E POESIA E FILOSOFIA | |
| Helena Almeida e Silva Sampaio, Celso Kraemer |
| O DISCURSO SOBRE AS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA E GENEALÓGICA | |
| Roberto Henrique Wolter |
| LITERATURA MEDIADA NO ENSINO MÉDIO | |
| Lívia Vetter |
| FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO SUPERIOR DE GASTRONOMIA A DISTÂNCIA | |
| Letícia Cassiano Kataniwa |
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AMBIENTALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: O QUE DIZEM OS ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR | |
| Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Antonio Fernado Silveira Guerra |
| Trajetórias da Educação Especial Argentina: primeiras aproximações | |
| Beatrícia da Silva Rossini Pereira |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: MERCADO E LUCRO | |
| Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Valéria Silva Ferreira |
| A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO | |
| Jéssica Fernanda da Silva Gomes, Rosana Mara Koerner |
| O ATRAVESSAMENTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR: PERCEPÇÕES SOBRE UM MECANISMO DE REGULAÇÃO | |
| Camila Thaisa Alves Bona, Juliano Bona, José Marcelo Freitas de Luna |
| MEDIAÇÃO CULTURAL: UM ESTUDO EM ANDAMENTO SOBRE A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CORPO DE DOCENTES EM ARTE | |
| Leomar Peruzzo |
| PESQUISAS (ENTRE)LAÇADAS NOS PERCURSOS DE UMA EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL: NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS PELO VIÉS DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE/JOVEM E DO IDOSO | |
| Silvia Sell Duarte Pillotto, Letícia Caroline da Silva Jensen, Rita de Cássia Fraga da Costa, Patrícia Regina Carvalho de Leal |
| Os dizeres do Segundo Professor sobre os conhecimentos necessários para atuar nesta função | |
| Sandra Michelluzzi Biazotto |
| EDUCAÇÃO ESTÉTICA NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS UM ESTUDO EM ANDAMENTO VOLTADO AOS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU/SC | |
| Janainna Silva |
| EXPERIÊNCIAS QUE COMPÕEM O MÚSICO-PROFESSOR NO PIBID MÚSICA | |
| Mariana Lopes Junqueira, Carla Carvalho |
| ATD: RAIOS DE LUZ PARA COMPREENSÃO DE DADOS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO | |
| Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Antonio Fernado Silveira Guerra |
| ESCOLA, CURRÍCULO E PROFESSOR: FLUXOS DE UM TEMPO NA VOZ DE PROFESSORES DO SÉCULO XXI | |
| Jaila Penaforte |
| Super Heróis e Educação | |
| Juliano Dilmar Frena |
| O PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA POLÍTICA DE INCLUSÃO DO PARANÁ: DISCUSSÕES COMPARTILHADAS ENTRE PROFESSORES DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Alessandra F. Giacomet Mello |
| QUESTÕES DE ESCRITA NO ÂMBITO ACADÊMICO: LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES. | |
| Cremilda Fuerst, Flávia Rückl, Luana Mayer |
| EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO COMO POSSIBILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS/SENSÍVEIS | |
| Lucélio Budal Arins |
| PROFESSORES ALFABETIZADORES DA EJA: COMPREENSÕES DE LETRAMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
| Maria Isabel Tromm, Rosana Mara Koerner |
| IMPEDIR QUE O MUNDO SE DESFAÇA: UM GESTO AMOROSO POR MEIO DOS ESTATUTOS DA CRIANÇA NA ESCOLA DA INFÂNCIA | |
| Luciane Oliveira da Rosa |
| O PROGRAMA TERRA LIMPA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: a tradução da Política Municipal de Educação Ambiental de Balneário Camboriú | |
| Ananda Nocchi Rockett |
| INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE GETÚLIO – SC | |
| Priscila Regina Dalabona Meneghelli |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS TERMOS PRESENTES NAS DIRETRIZES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | |
| Karin Rank Liebl, Marialva Moog Pinto, Iana Gomes de Lima |
| Política curricular e Recontextualização na escola: lições a partir da rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS | |
| Graziella Souza dos Santos |
| INCLUSÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – UMA ANÁLISE ENTRE BRASIL E ARGENTINA. | |
| Patrice Marques dos Anjos, Sonia Maria Ribeiro |
| Internacionalização do Currículo das Universidades e Multiculturalismo | |
| Sandy Aparecida Pereira, Sandy Aparecida Pereira |
| DISCUSSÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DOS BEBÊS | |
| Michella Adriana Bibiano Ferreira |
| AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS REPERCUSSÕES PARA O ENSINO E APRENDIZADO SOB A ÓTICA DO PROFISSIONAL PROFESSOR | |
| Ivan Ernesto Floriano |
| A LEITURA E A ESCRITA DOS PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES | |
| Leila Regina Leidens Arcari |
| A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO – UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC) | |
| Janete Lopes Monteiro |
| TRABALHO DOCENTE NO ENSINO DA ARTE JUNTO A ESTUDANTES COM HISTÓRIA DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
| FABIANO FURLAN, ALICIENE FUSCA MACHADO CORDEIRO |
| A FORMAÇÃO INICIAL PARA O TRABALHO COM O ALUNO COM DEFICIÊNCIA: UM RETRATO BRASIL-ARGENTINA A PARTIR DO BALANÇO DAS PRODUÇÕES | |
| Renata Beatriz Zenere Poiski, Sonia Maria Ribeiro |
| CURSOS DE DIREITO NAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO | |
| Rosane Magaly Martins |
| PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA | |
| Eliane Korn, Cleide A Hoffmann Bernardes, Jussara Cascaes Longarzo, Délcia Cristina dos Santos Souza, Rosana Mara Koerner |
| A MEDICALIZAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM | |
| DANIELA CRISTINA RATICO DE QUADROS, George Saliba Manske |
| BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS E AS ARTES. | |
| Vitor Alves, Silvia Sell Duarte Pillotto, Berenice Rocha Zabbot Garcia |
| O CONCEITO DE TECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM SOBRE EDUCAÇÃO A PARTIR DE ÁLVARO VIEIRA PINTO NOS PAÍSES EM ATRASO ECONÔMICO | |
| Marcelo Pasqualin Batschauer |
| UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE JOVENS ESTUDANTES: TRABALHO, IDENTIDADE, AUTORIA E SEUS SILENCIAMENTOS | |
| Alexandra Tagata Zatti, Tania Regina RAITZ |
| UM PERCURSO DE PESQUISA COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LEITURAS DE IMAGENS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS PAREDES DE ESCOLAS PÚBLICAS | |
| Luciane Katheryne Trigo |
| Produção Acadêmica-Científica Sobre Sociologia da Infância: "reprodução interpretativa" e "culturas infantis" nas pesquisas em Educação | |
| Nislândia Santos Evangelista |
| Movimento e Processo: A Formação Identitária do Estudante de Medicina | |
| Clarisse Daminelli Borges MACHADO |
| BASE CURRICULAR NACIONAL COMUM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA ANÁLISE DO CENÁRIO LATINO-AMERICANO | |
| dos Santos da Cunha |
| REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL: A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E ENFERMAGEM | |
| Rafaella Rebello, Ana Cláudia Capistrano de Oliveira, Mayara Ana da Cunha, Tania Raitz |
| GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: CONQUISTA OU GERENCIALISMO | |
| Rudnei Joaquim Martins |
| EXPERIÊNCIA ESTÉTICAS MUSICAIS: UM LEITMOTIV PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE? | |
| Garbareth Edianne Mattos |
| POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES | |
| Melissa Daiane Hans Sasson, Rosânia Campos |