Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
MONTEIRO LOBATO: ESTUDANDO O AUTOR E SUAS OBRAS COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Karla Schwantz, Jaqueline Trainotti Prim, Aroraima Maria Baggio Prado, Rita Buzzi Rausch

Última alteração: 2014-07-08

Resumo


Karla Schwantz – FURB/PIBID - Pedagogia

Jaqueline Trainotti Prim – FURB/PIBID - Pedagogia

Aroraima Maria Baggio Prado – EBM Alberto Stein/PIBID – Pedagogia

Rita Buzzi Rausch – FURB/PIBID - Pedagogia

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Pedagogia visa contribuir no processo de alfabetização e letramento de crianças que frequentam escolas públicas, em que se estabeleceu uma parceria entre a Universidade Regional de Blumenau - FURB e a Escola Básica Municipal Alberto Stein. Como sustentação teórica, a proposta do PIBID alicerça-se, especialmente, nas ideias de Vygotsky (1998) acerca dos processos de ensinar e aprender e de Kleiman acerca do letramento (2007). Desta parceria, socializamos nossa experiência de formação à docência por meio do PIBID, tendo como foco a alfabetização e letramento de crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. Como proposta de um trabalho pedagógico por projetos, em que o aluno e suas necessidades são prioridades, elaboramos as atividades a partir de seus interesses, promovendo motivação e curiosidade diante da sua aprendizagem. Deste modo, definimos juntamente com a turma trabalhar por meio de projeto: “Quem foi Monteiro Lobato?”. As atividades que propomos a eles através do tema oportunizaram às crianças experiências no âmbito do comportamento social. A partir do tema surgiram vários outros assuntos que envolveram os personagens de sua obra: Sítio do Pica Pau Amarelo. Percebemos que as propostas que envolviam atividades práticas tiveram maior participação dos alunos, como a visita à Fundação Cultural de Blumenau por meio  de um projeto desenvolvido pelo PROLER sobre o autor Monteiro Lobato, e no Circuito Literário envolvendo todas as turmas dos anos iniciais da escola. Para nós, acadêmicas do curso de Pedagogia da FURB, esta experiência oportunizou a iniciação ao trabalho docente, tornando-se possível neste processo questionar e identificar teorias estudadas durante os semestres do curso de Pedagogia com a prática cotidiana da escola.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: ALFABETIZAÇÃO. LETRAMENTO. LITERATURA INFANTIL. MONTEIRO LOBATO. PIBID.

 

¹ Karla Schwantz, estudante do Curso de Pedagogia da FURB. Professora na Educação Infantil. Bolsista do PIBID – Pedagogia: Alfabetização e Letramento. karlaa.schwantz@hotmail.com

 

² Jaqueline Trainotti Prim, estudante do Curso de Pedagogia da FURB. Professora no Ensino Fundamental. Bolsista do PIBID – Pedagogia: Alfabetização e Letramento. Jaqueline_trainotti@yahoo.com.br

 

³Aroraima Maria Baggio Prado, graduada em Pedagogia pela FURB. Professora no Ensino Fundamental. Bolsista do PIBID – Pedagogia: Alfabetização e Letramento. aroraima@gmail.com

 

Rita Buzzi Rausch, Doutora em Educação. Professora e pesquisadora no PPGE da FURB. Coordenadora do subprojeto do PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento. ritabuzzirausch@gmail.com


Texto completo: PDF