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FOTONOVELA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Última alteração: 2014-07-10
Resumo
O subprojeto de Letras-Português do PIBID da Universidade Regional de Blumenau - FURB, cujo foco central são os projetos de letramento atua em três escolas públicas, sendo uma delas a de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli, em Guabiruba – SC. Nela, o trabalho a ser desenvolvido é com fotonovelas. Uma das equipes, composta pelas acadêmicas Manuelle Reichert, Nicole Huber de Souza e Tamires Noriller, atua junto à 2ª série do Ensino Médio, sob a supervisão da professora Roseane Huber de Souza. O trabalho das bolsistas tem como alvo proporcionar a compreensão dos elementos de uma narrativa (tempo, espaço, personagem, enredo e foco narrativo) e relacionar a narrativa com imagens, mobilizando o letramento multissemiótico. Com esse trabalho, as bolsistas pretendem resgatar, junto com os estudantes, textos e imagens que façam parte do cotidiano dos alunos e que possibilitem a compreensão da narrativa e seus elementos, assim como as fotonovelas. O reconhecimento de narrativas, imagens, vídeos, revistas e atividades relacionadas a fotonovelas é a metodologia empregada para o desenvolvimento desse projeto de letramento. No início do semestre, os alunos produziram uma narrativa de tema livre, para que pudessem ser coletadas as informações que eles já possuíam sobre o tipo textual narrativa. A partir o conhecimento prévio dos alunos, foi explicado o conceito de fotografia e também o que são as fotonovelas e suas características (texto verbal em conjunto com a fotografia, divisão em capítulos, personagem principal de origem humilde e intriga sentimental). Durante as atividades, percebeu-se que os alunos se interessam por literatura e gostam da escolha do gênero que está sendo trabalhado, empenhando-se na criação de uma narrativa em grupos, cujo roteiro dará inicio à criação das fotonovelas. Os resultados obtidos são em caráter parcial, já que o trabalho está sendo realizado no período corrente.
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