Última alteração: 2014-07-11
Resumo
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB no 9394/96, a educação de alunos com necessidades especiais deve ocorrer, quando possível, na escola regular de ensino (art. 58), sendo que, deverá haver disponibilidade de serviços especializados para as diferentes dificuldades de cada educando. Assim, nós como futuros professores, precisamos estar inteirados e preparados para receber estes alunos nas salas regulares de ensino. O seguinte relato de Projeto: Jogos: Matemática na Educação Especial, desenvolvido na Escola de Ensino Médio Professora Elza H.T. Pacheco (Blumenau), com um aluno portador da Síndrome de Williams, torna-se relevante e, averigua quais as formas e métodos poderão ser utilizados nas aulas de matemática com educandos especiais. A síndrome que acomete o aluno é resultado da falta de um gene, o que acarreta o comprometimento do desenvolvimento cognitivo, entretanto não o impossibilita de desenvolver-se em outras áreas, visto que, precisa-se apenas de mais estímulos e tempo para compreensão lógica/racional. Por este motivo, o projeto é composto pela apresentação das atividades realizadas com o educando, ou seja, os materiais lúdicos e jogos usados no ensino da matemática, tal que nos oportunizou o conhecimento de técnicas e metodologias que poderão ser empregadas em sala de aula, para assim, além de integrar o aluno com deficiência à turma, expandir seu conhecimento de forma lúdica, e positiva. Temos ciência que que os resultados encontrados são específicos para este estudo de caso, pois sabemos que com diferentes síndromes os alunos terão comportamentos e dificuldades distintas, porém a importância do projeto deu-se, na medida em que tivemos um primeiro contato com a educação de alunos especiais. E ainda, por conta de que as conclusões obtidas com o aluno, ou seja, de forma concisa e direta, podemos analisar o retorno que as aprendizagens matemáticas causaram no educando, e assim, explorar as maneiras com as quais as técnicas e jogos desenvolvidos, melhor se adaptam à sua realidade e dificuldades.