Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
O PIBID EXPANDINDO OS HORIZONTES
Viviane Clotilde Silva, Josiane Bernz Siqueira, Jessica Sabel

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


O trabalho apresenta um relato de experiência de uma formação continuada preparada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ Matemática em parceria com o Núcleo de Estudos de Ensino de Matemática – NEEM da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Tal formação se destinou a professores dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Gaspar – SC e foi desenvolvida durante uma reunião pedagógica. O PIBID atua nesta escola com o objetivo de desenvolver, construir e aplicar materiais instrucionais para o ensino de matemática. Os objetivos da formação eram: (i) apresentar aos professores dos anos iniciais materiais concretos e jogos sobre adição, subtração, multiplicação e divisão. (ii) construir junto aos professores jogos e materiais concretos, bem como adequá-los as necessidades de cada turma. Utilizamos para a formação recursos humanos e materiais da própria escola, do PIBID e do NEEM. Para o desenvolvimento da formação, estudamos os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental  - PCN’s (1997), especificamente o capítulo Orientações Didáticas: Operações com Números Naturais (Multiplicação e Divisão: Significados) e, com base neste estudo, elaboramos uma apresentação sobre situações relacionadas aos campos da multiplicação e da divisão, os quais são organizados em quatro grupos assim denominados: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e ideia de combinatória. A formação foi dividida em duas etapas, a primeira constituiu-se de um estudo de documentos oficiais e a segunda de construção de jogos e materiais concretos. Iniciamos com a apresentação da atuação do PIBID na escola e as possibilidades de parceria junto ao NEEM. Na sequência, vimos exemplos de problemas matemáticos relacionados aos campos da multiplicação e divisão pontuados nos PCN’s. Finalizamos com a apresentação de jogos e materiais concretos sobre adição, subtração, multiplicação e divisão. Logo após, iniciamos a construção e adaptação dos jogos e materiais concretos de acordo com a necessidade de cada turma dos anos iniciais. Os professores se encantaram com a atuação do PIBID na escola e com as atividades apresentadas. A formação possibilitou estabelecer parcerias entre os anos iniciais e o PIBID Matemática. Tanto os bolsistas quanto os professores da escola estudaram e reveram conceitos relacionados aos campos aditivos e multiplicativos, e construíram jogos que possibilitassem trabalhar com problemas de comparação, proporcionalidade, configuração retangular e combinação para auxiliar na aprendizagem de matemática.


Texto completo: PDF