Última alteração: 2014-07-08
Resumo
O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB). A pesquisa acontecerá em uma escola da Rede Municipal de Ensino do município de Ibirama – SC. Serão participantes cinco crianças do 2º ano do ensino fundamental, que apresentam dificuldades de aprendizagem em seu processo de alfabetização. Inúmeras investigações têm mostrado que abordam processos de aprendizagem e têm apresentado o crescente número de crianças que possuem dificuldades em sala de aula. A partir desse contexto, este projeto de pesquisa objetiva analisar fatores socioculturais que atuam no processo de aprendizagem e desenvolvimento de cinco crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. O referencial teórico utilizado para aprofundamento e fundamentação das análises será a perspectiva histórico-cultural sobre os processos de aprendizagem centrados na relação entre o pensamento e a linguagem. Entendemos que a compreensão dos fatores que desencadeiam as dificuldades se faz necessária, portanto, o olhar para os contextos de aprendizagem por meio das interações sociais de produção que ocorrem entre a criança, aprofessora e os saberes caracterizará nosso cenário investigativo. Existem variados fatores que podem influenciar na aprendizagem, que envolve desde o contexto escolar até o familiar, portanto, também será necessário investigar o meio sociocultural no qual as crianças estão inseridas, uma vez que o referencial teórico parte das compreensões e pressupostos vigotskianos e, neste sentido é nossa questão de investigação: quais fatores atuam no processo de alfabetização por crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem? A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. A coleta de dados acontecerá por meio de entrevista com os pais ou responsáveis pelas crianças e entrevista com a professora responsável pela classe, além das observações diretas dos contextos de sala de aula. Diante do exposto, apresentam-se como condição, as contribuições que remetem a uma mudança do fazer pedagógico em sala de aula, pois, a partir do momento em que o professor possui compreensões mais aprofundadas de como uma criança aprende, apresentam-se perspectivas para que promoção de reflexões e o aperfeiçoamento da sua prática, a partir das reais necessidades das suas crianças.