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ARTE CONTEMPORÂNEA: TRIDIMENSIONALIDADE – VIVÊNCIA ARTÍSTICO/ESTÉTICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DA SEMED DE GASPAR
Rozenei Maria Wilvert Cabral, Marilene Lima Körting Schramm

Última alteração: 2014-07-11

Resumo


O PIAE - Programa Institucional Arte na Escola - Polo FURB com seu Projeto Formação Continuada atua na comunidade com formação contínua de professores de arte e outras áreas de conhecimento em todos os níveis de ensino, em Artes Visuais, Música e Teatro. Suas atividades são realizadas por meio de convênios com Secretarias Municipais de Educação. Em 2009, o PIAE firmou parceria com a SEMED de Gaspar para a formação de Professores da Educação Infantil, organizando grupos de estudos na FURB. Em 2013, diante da dificuldade dos professores em fazer projetos para os Centros de Educação Infantil - CDIs, organizou-se um grupo com 9 participantes, voltado para a elaboração de projetos educativos, resultando no Projeto “Arte Contemporânea: tridimensionilidade”, com o objetivo de ampliar conceitos de bidimensionalidade e tridimensionalidade a partir da fruição de obras de arte originais de Pita Camargo e Guido Heuer, resultando em produção artística contemporânea de crianças, professoras e pais.  Teve como ponto de partida os desafios enfrentados nos CDIs em trabalhar com arte, já que as professoras são pedagogas. Além dessa questão, destaca-se ainda a pouca participação e envolvimento dos pais e comunidade nas atividades dos CDIs, falta de sensibilidade por parte dos mesmos em relação à produção artística dos filhos e falta de acesso aos bens artístico-culturais. Assim, surgiram os seguintes questionamentos: Como a arte contemporânea com ênfase na tridimensionalidade pode contribuir para sensibilizar e despertar o interesse dos pais e comunidade nas atividades desenvolvidas pelas crianças no CDI? De que maneira os materiais educativos do Programa Institucional Arte na Escola podem auxiliar no acesso aos bens artísticos e culturais da região de Gaspar? O projeto foi elaborado de março a junho e executado no período de agosto a novembro, envolvendo as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; pesquisa de campo (visita no atelier dos artistas); apreciação estética; oficina de reflexão e produção artística; confecção de materiais educativos (jogos e posterbooks); curadoria e monitoria de exposição; DVDdebate; exposição itinerante; produção artística com crianças e pais; exposição artística; avaliação. Participaram os seguintes CDIs: CDI Vovó Benta, CDI Ivan Carlos Duarte, CDI Cachinhos de Ouro, CDI Thereza Beduschi e Lar Maria de Nazaré. Contabilizou a participação de 760 de 0 a 6 anos, 68 professoras e aproximadamente 2.000 pessoas entre professores, crianças de educação infantil, alunos de Ensino Fundamental, artistas e comunidade, que visitaram a exposição do projeto, realizada no IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina / Gaspar.


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