Última alteração: 2014-07-09
Resumo
O presente trabalho é fruto de um bimestre de atividades circenses desenvolvidas na Escola de Educação Básica Victor Hering, através do PIBID/FURB subprojeto Educação Física, a partir de oficinas com metodologia de aulas abertas para alunos de 1° e 2º anos do Ensino Fundamental. Nessas práticas os bolsistas ID e supervisor discutiram como as atividades expressivas, em particular as práticas circenses contribuem para a educação física escolar, se preocupando com a formação integral das crianças. Debatemos e vivenciamos as diferentes modalidades circenses escolhidas pelos alunos conforme os materiais existentes na escola, como por exemplo: mágicas, malabaristas, bailarinas e palhaços. Após as oficinas de cada grupo os alunos montaram uma apresentação com um cenário do circo. Analisamos também a possibilidade das artes do circo serem desenvolvidas na escola. Os resultados dessa reflexão mostram que é possível articular os interesses das crianças na construção das aulas de acordo com a teoria das concepções abertas e também contribuir para sua formação educacional com aulas de Educação Física numa abordagem pedagógica crítica e reflexiva Esta abordagem é tida como “aberta”, pois parte do pressuposto da participação discente na decisão dos conteúdos e objetivos para as aulas juntamente com o professor para ampliar as possibilidades de ação das crianças. Esta decisão bilateral é denominada de co-decisão. Observou-se a participação cada vez mais intensa dos alunos conforme foi ocorrendo o desenvolvimento das oficinas. De acordo com a experiência mencionada, conclui-se que as atividades circenses podem ser uma oportunidade riquíssima para proporcionar novas experiências às crianças, estando de acordo com o papel da educação física escolar.