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FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA ABORDAGEM DA ECOFORMAÇÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE
Gustavo Henrique Pereira Gonçalves, Bruno Veber, Vera Lúcia de Souza e Silva

Última alteração: 2014-07-09

Resumo


Este trabalho tem o objetivo geral de investigar as contribuições da abordagem da ecoformação e da transdisciplinaridade na formação inicial de professores de biologia. Trata-se de uma pesquisa em andamento, de abordagem qualitativa, com caráter de pesquisa de campo, cujo objeto de estudo é a formação inicial de professores, realizada com 17 estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau-FURB. Foram utilizados questionários abertos como instrumento de coleta de dados e utilizada a técnica de análise de conteúdo como recurso para interpretação dos dados. Os referenciais teóricos utilizados para a análise dos resultados foram a abordagem da ecoformação e da transdisciplinaridade para a formação de professores. Os resultados desta pesquisa em andamento apontam para a identificação de algumas categorias de análise, sendo as principais: estabelecimento de relações entre sociedade, meio ambiente e ciência, que contribui para um processo de ensino globalizador, que poderá permitir o enriquecimento das relações com o outro e com o mundo; práticas pedagógicas inovadoras, em que a atuação do professor poderia estar na direção de buscar formas diferenciadas de ensinar, com características de um sujeito pesquisador, com um olhar transdisciplinar em suas atitudes, pensamentos e práticas; avaliação do desempenho docente, como um processo constante de formação e de autocrítica diária, para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras. Consideramos, a partir dos resultados parciais, que o estágio proporcionou aos licenciandos o primeiro contato com a escola, onde a perspectiva de Ecoformação e Transdisciplinaridade fundamentou todo o planejamento e a avaliação das atividades, ampliando a percepção de tempos e espaços escolares, bem como o seu papel como futuro docente. Na iniciação à docência, sob a perspectiva da ecoformação e transdisciplinaridade, foi possível avaliar o processo de aprendizagem individual e coletivo, na construção do conhecimento e no desenvolvimento profissional e pessoal do professor em formação.


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