Tamanho da fonte:
O PIBID PEDAGOGIA NO CEI EMILIA PISKE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA
Última alteração: 2014-07-14
Resumo
O subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da “Pedagogia Educação Infantil” tem como foco a observação e o registro do cotidiano das crianças que frequentam uma instituição de Educação Infantil pública municipal de Blumenau, o CEI Emília Piske. Pela observação e o registro buscamos dar visibilidade às experiências e os fatos ocorridos neste cotidiano educativo. O registro tem se constituído em um importante recurso para analisar, comparar, procurar soluções, verificar erros e acertos e o que de mais interessante acontece em um contexto educativo. O CEI Emília Piske toma as culturas infantis como base para sua proposta pedagógica, a partir de três eixos: linguagem, interação e brincadeiras. Desde a nossa primeira inserção neste contexto observamos a liberdade de escolha e a participação das crianças no planejamento diário, nas brincadeiras, nas descobertas. O CEI tem o propósito de fazer com que as crianças tenham contato com os elementos da natureza e, para tanto, conta com um amplo espaço de área verde, animais, parque e um barranco sempre muito explorado pelas crianças. Promove a reciclagem e pela reutilização de diferentes materiais, como tecidos, garrafas pets, embalagens diversas, amplia a criatividade e a curiosidade das crianças, o que resulta em espaços diferenciados, organizados, coletivamente, pelas professoras, familiares e crianças. O CEI promove atividades culturais para unir as famílias e a instituição, destacando-se o café com leitura. Esta proposição acontece quando os pais vão buscar seus filhos e são convidados a ouvir histórias contadas por personagens dispostas em diferentes ambientes do CEI e, ao final do percurso, são chamados, então, a tomar um delicioso café. Enfim, é pela experiência do PIBID nesta instituição que temos conseguido relacionar teoria-prática e ampliar nossa formação acadêmica.
Texto completo:
PDF